Olá
Já faz alguns dias desde a derrota do Brasil para a Alemanha, mas eu não poderia deixar de falar sobre a decepção, frustração.
Você viu o que aconteceu?
A decepção, a frustração das pessoas adultas, crianças no estádio,na Fan Fest, nas ruas, em casa... uau, não tinha como ser diferente...
Decepção? Revolta? Tristeza? Sentimento de vazio? Foi bem complicado absorver esta derrota, da forma como aconteceu.
Eu chorei e também vi muitos adultos e crianças chorando, decepcionadas, frustradas. Foi bem complicado absorver essa derrota, da forma como aconteceu. Nós vínhamos de uma expectativa alegre, festiva e parecia que nossa seleção ia chegar ao hexa.
Para falar a verdade, eu nem sei se a nossa seleção tinha futebol para isso, mas eu queria, e tenho certeza que você e milhares de brasileiros também queriam. Mas aqui neste caso, não dependeu de mim nem de você. Nós fizemos a nossa parte, vibramos torcemos, cantamos, rimos e choramos. E ai veio à decepção!
Entre a decepção e a alegria, eu prefiro ficar com a alegria. Vou ficar com a imagem dos jogos em que vibrei com cada gol, os pênaltis que fizeram meu coração saltitar e, a capela do Hino Nacional e toda a empolgação que a seleção nos proporcionou.
Estou falando isso porque tive que lidar com a frustração do meu filho de dezessete anos que como todos nós queríamos chegar ao hexa. Segundo ele, foi uma vergonha porque o Brasil estava jogando em casa e tinha obrigação de ganhar.
Achei interessante mostrar alguns aspectos que passam despercebidos quando focamos apenas o lado negativo de uma situação.
Em primeiro lugar, mostrei a ele que o Face book oficial da seleção da Alemanha relembrou que foi derrotada em sua própria casa na Copa de 2006. “(...) sabemos como é doloroso perder uma semifinal no próprio país. Desejamos o melhor para o futuro para vocês”. – dizia a mensagem no Twitter. Eu achei esta atitude muito bacana.
Eu penso que perder não é vergonhoso, temos que ter humildade e reconhecer que nosso adversário foi melhor naquele momento.
Também mostrei o quanto nós brasileiros ganhamos com a integração das pessoas que nos visitaram. Fomos CAMPEÕES no quesito hospitalidade, cordialidade, respeito, carinho!
Eu tenho certeza que mesmo as demais seleções que ficaram no meio do caminho, levaram o melhor daqui, a alegria do povo brasileiro, o nosso jeito diferente de ser. Um jeito único, nem melhor, nem pior, mas a nossa identidade!
Isso é assim também na nossa vida cotidiana.
Quantas decepções, frustrações por pequenas e grandes coisas passamos ou fazemos o outro passar. Eu particularmente devo ter decepcionado ou frustrado meu filho e, tantas outras pessoas, muitas vezes. Isso pode ter acontecido em função de um presente, um carinho, uma atitude, um exemplo, uma palavra ou algo que tivesse gerado uma expectativa e, nada aconteceu.
Eu também já me decepcionei com inúmeras situações e pessoas por expectativas idealizadas, irreais porque, na verdade o outro não tem como suprir minhas carências etc.
Eu acredito que emoções, sejam elas, positivas ou negativas, são benéficas porque podem nos levar a desacomodação ou reflexão, do peso que estamos dando para uma determinada situação. Sim, vamos senti-la sem preocupação de BOM ou RUIM.
Tudo passa! A copa, a decepção, a vergonha, a frustração... E, outros sentimentos virão porque a vida é um processo continuo...! Meu coração continuará sendo VERDE e AMARELO COM MUITO ORGULHO!
Eu vou tirar o FOCO da Decepção e deixar a Alegria FLUIR.
Pense nisso: O pensamento é uma semente! O que você está plantando na sua vida?
Que tipo de terreno está jogando suas sementes?
Desculpe-me não sei ser concisa ou sou prolixa!
Tudo aqui é a minha verdade.
Deixe seu comentário abaixo!
Pensei que ia conhece-la agora em Torres. Quero dizer que não me decepcionei com o resultado da Copa, porque evitei investir emoções num projeto que deveria ser realizado mais tarde. O resultado foi bom para que o povo brasileiro ponha os pés no chão e viva mais a realidade, Somos muito sonhadores e achamos que tudo é fácil e mágico. Muitos pensam como eu ou eu penso como muitos, a Copa poderia ser mais adiante, não agora. Vamos viver outra experiência com as Olimpíadas, gastos e gastos! Muito a ser discutido sobre este e outros assuntos!
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Lamento, mas não pude participar da Semana de Estudo neste Ano. Fica para próxima.
ExcluirConcordo com você, mas afinal aconteceu e, passou tão rápido...Somente lamentei pelas frustrações das crianças e adolescente, como meu filho que criou uma expectativa em cima da Seleção. Penso que valeu, a vida é assim recheada de sentimentos. Meu filho aprendeu que existe muitas formas de perder e ganhar, depende do significado e outros, de cada um... A seleção perdeu é verdade, mas a experiência ficou!
Obrigada por visitar meu Blog e compartilhar. Volte sempre!
Aqui é um espaço de "trocas"...
Nichele querida,acredito que nenhum brasileiro saiu ileso de tão humilhante derrota... Além do mais,para prolongar o sofrimento,circulam na internet notícias ( verdadeiras? não sei...) de que teria sido uma derrota comprada.Se for verdade,à humilhação se somará a vergonha. De qualquer forma,te digo que minha razão queria a derrota,como uma volta à triste realidade atual do nosso querido Brasil. Uma vitória seria o reforço na anestesia da consciência cidadã, um mal que nos acompanha desde o "descobrimento". Mas o coração não anda pelos mesmo caminhos trilhados pela razão,e eu queria,sim,ver nossos jogadores erguendo a taça da vitória.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar. Um beijo
ExcluirEsta é uma Copa de contrastes. O descalabro dos aeroportos não apareceu, as manifestações foram pra dentro dos gramados, os rostos enfeitados sorriram e choraram. Em nosso coração, certamente, alegria e tristeza e dúvida... por que nosso time se entregou tanto? Será que aconteceu naturalmente tão fraquejamento? Por que o Brasil teve que ser humilhado pela atitude desleal de um estrangeiro que sequer foi advertido pelo organismo responsável? Será isso normal? Penso em tudo isso e lembro da humilhação em Paris, em 1998, em um acontecimento que permanece duvidoso até hoje e que vi e vivi esta dúvida. Como ouvi ontem, temos que aprender a ser amigos de nós mesmos e tudo o mais que recebermos - da família, dos amigos, de conhecidos - é um presente.
ResponderExcluirE o dia está lindo para um bom dia que o sol ilumine ainda mais tua vida!
ExcluirEu vou ficar com meus pensamentos e meus amigos...